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Prêmios

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  • Postado Em
  • 2016-09-25
  • Celso Luis de Oliveira
  • São Paulo, BR
  • Gostos

  • 02:45:34 - 02:45:34
  • 2016-09-25 - 2016-06-22
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NOVIDADE

A partir de agora, os Prêmios ABS TOP DE GESTÃO serão coordenados e geridos pelo IBG – Instituto Brasileiro de Gestão.

Os Prêmios ABS TOP DE GESTÃO buscam o reconhecimento e premiação de empresas e profissionais comprometidos em adotar de maneira ampla e continuada, sistemas prevencionistas que proporcionem a conquista de melhores resultados e promoção de melhorias continuas na gestão refletidas em seus resultados ocupacionais nas seguintes áreas:
– Segurança e Saúde do Trabalho
– Qualidade de Vida no Trabalho
– Prevenção e Combate a Incêndios e Emergências
– Meio Ambiente

 

Os Prêmios ABS TOP DE GESTÃO tem como objetivo reconhecer as empresas que comprovem adotar, de maneira ampla e continuada, gestão prevencionista que proporcionaram a conquista de melhores resultados na prevenção de acidentes, doenças e qualidade de vida no trabalho, demonstrando a melhoria contínua na gestão, refletida nos seus resultados ocupacionais, em seus segmentos de negócio.

PROCESSO DE AVALIAÇÃO
As práticas e os resultados de gestão das empresas candidatas serão avaliadas com base no disposto em “critérios de avaliação” em duas etapas. A primeira etapa será a de avaliação de relatório técnico apresentando especificando “como” a empresa atende a cada um dos requisitos. A segunda etapa se constitui de visita as instalações da empresa inscrita para consolidação das informações prestadas no Relatório. Ambas as fases determinarão a concessão do Prêmio ABS TOP de Gestão.

As empresas participantes receberão relatório de avaliação de seu sistema de gestão que indicará os pontos fortes e as oportunidades de melhoria identificadas.

A avaliação e análise das empresas candidatas aos prêmios é conduzida por examinadores especialistas qualificados no segmento avaliado. O grupo é coordenado por uma Comissão a fim de resguardar de conflitos de interesses ou vínculos das pessoas designadas com as empresas que participam do processo de avaliação.

PREMIAÇÕES
A empresa que participar pode ser agraciada com o PRÊMIO ABS TOP DE GESTÃO, representado por diploma ou troféu, nas categorias Bronze, Prata ou Ouro. A premiação será de acordo com a pontuação obtida na avaliação feita pelos examinadores.
Os Prêmios são entregues em cerimônia solene, em data previamente anunciada, cuja participação das empresas agraciadas é facultativa.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Estrutura dos critérios de avaliação
Essa estrutura foi dividida em 4 itens que abrangem as práticas de gestão, cada uma correspondente a 15% da pontuação total e um item referente aos resultados que representa 40% da pontuação total. A pontuação máxima possível é de 1.000 (mil) pontos, cuja distribuição está detalhada mais abaixo.

Um Sistema de Gestão fornece requisitos que permite a uma organização controlar os aspectos relativos à área determinada e melhorar seu desempenho. Provendo orientação para o estabelecimento, implementação, manutenção e melhoria do sistema. Não é apenas um conjunto de regras que regem as diversas funções da empresa, eles são compostos por elementos essenciais, ou seja, partes integrantes e fundamentais, que devem ser respeitados para se atingir o máximo desempenho. Esses elementos essenciais são inter-relacionados, inter-atuantes e interdependentes e devem ser desenvolvidos, após definição da política de segurança, devendo englobar os seguintes critérios: estrutura operacional, disponibilidade de recursos, planejamento, definição de responsabilidade, práticas, procedimentos e processos, entre outros.

Critério 1 – Estrutura da Gestão (15% dos pontos)
Neste elemento a empresa deve descrever como está estruturado o sistema de gestão, detalhando como cada critério contribui na execução e implementação do sistema de gestão.

Critério 2 – Planejamento da Gestão (15% dos pontos)
Neste elemento é descrito como a gestão é planejada e como esse planejamento é desdobrado e operacionalizado com vistas à obtenção de melhor desempenho, apresentando os critérios e procedimentos adotados para cada um deles.

Critério 3 – Monitoramento, medição e avaliação de desempenho (15% dos pontos)
Aqui devem ser discutidos os aspectos de medição e avaliação dos diversos meios de controle do sistema de gestão, descrevendo como é medida, monitorada e conduzida a avaliação de desempenho periódica, incluindo as ações corretivas e preventivas, bem como, sua gestão.

Critério 4 – Controle Operacional e Práticas de gestão (15% dos pontos)
Aqui são apresentadas as principais práticas de gestão a serem adotadas, bem como, seus objetivos e evidências de sua utilização, como parte do controle operacional.

Critério 5 – Resultados (40% dos pontos)
É com base na análise dos resultados que se toma as decisões necessárias. Se os resultados são bons, deve-se dar continuidade às estratégias vigentes, se são ruins ou inadequados, é necessária uma mudança de rumo.
Aguarde, em breve colocaremos na nossa página os regulamentos atualizados.

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Celso Luis de Oliveira

É Engenheiro Eletricista e de Segurança do Trabalho, Conselheiro em Sistemas de Gestão, Consultor Técnico em Segurança e Saúde no Trabalho. Desenvolveu projetos de Qualidade, Produtividade, Reengenharia e SST, especialista em Sistemas de Gestão do Comportamento, Autor do livro “A Prática da Qualidade da Segurança no Trabalho”.